quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Educação musical

Em 22 de setembro, durante a realização da nossa tradicional feijoada anual, tivemos o prazer de assistir à primeira apresentação da bandinha da Escola D. Edilberto, fruto da implantação do projeto de extensão das atividades escolares. Ficamos surpresos com o desempenho dos nossos alunos, que contam com apenas quatro meses de aprendizado, com a orientação do professor Francisco de Assis e do seu auxiliar Robson.

Nesse dia apresentaram-se nada menos que 20 crianças, tocando flautas, percussão (xequerê, pandeiros, meia lua), acompanhados pelo tecladista Robson e pelo maestro Franscisco ao violão. Dava gosto ver o entusiasmo daquelas crianças e a responsabilidade com que encaravam a apresentação. Não notamos qualquer falha na execução das partituras nem na sincronização dos instrumentos. Foram executadas músicas do popular ao erudito, entre elas: Asa Branca (de Luís Gonzaga), Anunciação (de Alceu Valença), Aquarela (Toquinho) e o clássico “Hino à Alegria” da 9ª. sinfonia de Bethoven. Ao final, vários pais se emocionaram e deram depoimentos valorizando a iniciativa da Escola. Diversos alunos chegaram a chorar de emoção.

Claro que, sendo crianças, muito há ainda a progredir no caminho da musicalidade, mas a impressão causada foi a melhor possível.  As crianças que puderam já adquiriram instrumentos para estudar em casa e algumas têm levado instrumentos da escola por empréstimo, com a mesma finalidade. Agora já é comum, ao se passar pelas ruas na comunidade de Nova Divinéia, ouvir-se o som de flautas. Tivemos informação de que alguns alunos estão, por conta própria, estudando partituras e cifras obtidas pela Internet.

Em conversa com o professor Francisco, músico profissional especializado em ensino para crianças, o mesmo nos falou sobre os efeitos da educação musical na formação humana: acalmar os alunos, aprendizado da importância da disciplina, melhoria da cognição, melhoria no senso de lateralidade e espacialidade e o aumento da sensibilidade.

Como próximos  passos pretende-se ampliar o número de alunos envolvidos nessas atividades, ampliar o repertório e, em 2014, criar o Coral da escola. É possível, o que ainda não foi confirmado, que as crianças façam outra apresentação, ainda em 2013.

Damos aqui os nossos parabéns ao Prof. Francisco e a Robson pelo excelente trabalho.



Renato Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário