quinta-feira, 6 de junho de 2013

OS REAIS VALORES

Durante alguns anos trabalhei na região do setor bancário, no centro velho de São Paulo, perto do Mosteiro de São Bento, onde o Papa Bento XVI se hospedou durante sua visita ao Brasil em 2007. 

Com frequência eu via grupos de escolares em visita à Bolsa de Valores. Aquilo me entristecia. Os jovens já são bombardeados todos os dias pela propaganda do valor do dinheiro. A cada “excursão” daquela, eu pensava (e ainda penso), crianças e adolescentes deveriam ir três vezes a museus e bibliotecas. 

É necessário desenvolver neles o gosto também pela arte e pela literatura, mundo bem mais fascinante, saudável e fraterno do que o dos negócios (tão elitista e excludente).

Desde cedo aprendi com meus pais que os reais valores da vida não são os bens materiais, mas os espirituais. Nenhum de meus nove irmãos fez fortuna, todos estudaram o que quiseram e trabalham com o que gostam. E são felizes assim.
 
Num dos meus livros infantojuvenis, Que dia será o dia?, transcrevo um diálogo que a minha irmã caçula, Bitiá, teve na infância com a nossa mãe, Maria José (desde 2005 na Casa do Senhor). O diálogo é este:

“– Filha, o bom, o importante, não é ter muita coisa ou bastante dinheiro, mas ser feliz. E existem outros tipos de riqueza: paz, alegria, saúde, inteligência, amor...
 
A menina, toda alegre, não deixou a mãe continuar:
 
– Então, eu também sou rica, mamãe!
 
– Rica de quê, filha?
 
– Rica de você.”
 
Tenho acompanhado o bonito trabalho dos abnegados professores e colaboradores da Escola D. Edilberto Dinkelborg. Fico feliz ao perceber que eles procuram desenvolver nos alunos os reais valores humanos. Sabem que a maior riqueza dessa vida é a paz de espírito. E que todo ser humano é especial e possui uma riqueza interior infinita.
 
Espero um dia visitar a escola para conversar com alunos e professores. E abraçá-los.

Por Hugo Almeida*

*Hugo Almeida, escritor e jornalista, é sobrinho da professora Lúcia Almeida de Cerqueira, fundadora da Escola Dom Edilberto. Autor de onze livros publicados, ele é doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP). Vive em São Paulo desde 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário