Histórico

A Escola Dom Edilberto Dinkelborg foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1995. O projeto surgiu do descontentamento da professora aposentada, Lúcia de Almeida Cerqueira, com o abandono e as poucas oportunidades que eram dadas às crianças que perambulavam pelo bairro do IAPI (Salvador/BA).
Cada vez mais angustiada em ver pelo bairro crianças entre seis e treze anos, sem escola e sem alimentos, Lúcia resolve fornecer merenda às que apareciam, por intermédio de uma pessoa da comunidade da Nova Divinéia.
Trinta crianças chegaram a ser atendidas naquela época. Apesar de ter sido reduzido o número de crianças pedintes, maquinava na cabeça de Lúcia “criança necessita de escola e não só de merenda”.
Após consultar amigos, Lúcia resolveu criar uma sociedade beneficente que custeasse as despesas. A escola seria construída por sua própria conta. 

Encontrada boa receptividade, pôs “mãos à obra”. A ajuda da comunidade do bairro, dos associados e até mesmo de amigos na Alemanha, como Irene Dierksmeier, que conheceu o bispo D. Edilberto em vida (o bispo que nomeou a escola), incentivaram a continuidade do projeto.

No dia 10 de outubro de 1994 tomou posse a primeira diretoria da Associação Dom Edilberto de Ajuda a Crianças Carentes. A Escola foi inaugurada com uma professora, uma merendeira e a matrícula de 30 alunos. O sonho começava a se materializar.

Em 2008 foi inaugurado o novo prédio da escola D. Edilberto, na Rua Limite, do bairro do IAPI. O prédio permitiu oferecer às crianças uma melhor estrutura para educação e formação.

 

 

 

 

 

 

Dom Edilberto Dinkelborg

D. Edilberto, hoje patrono da Associação, foi bispo no estado do Piauí e, ainda humilde sacerdote franciscano, trabalhou em Salvador, ajudando Ir. Dulce na construção das suas obras sociais, hoje sintetizadas em um hospital que procede cerca de 150 mil atendimentos por mês.